Dar importância exagerada aos “pequenos defeitos” em sua aparência pode parecer vaidade, mas tem outro nome: transtorno dismórfico corporal (TDC). Esse transtorno aparece de forma compulsiva trazendo sofrimento e baixa autoestima.
O incômodo excessivo com o que se vê no espelho pode ser um alerta. É mais comum que alguns perfis apresentem TDC, como o de pessoas:
- Ansiosas;
- Perfeccionistas;
- Tristes;
- Inseguras;
- Introspectivas;
- Obsessivas.
Usualmente, o trastorno dismórfico corporal (TDC) está relacionado ao peso, o que pode causar regimes inadequados e outros hábitos não saudáveis.
As redes sociais podem incentivar esse comportamento, reforçando padrões de beleza e estereótipos. Modere quem você segue e o que você vê por esses meios.
Olhe para você e se cuide com carinho e amor. Vale fazer uma análise e se perguntar o quanto essa preocupação tem sido maior que o necessário. Quantas vezes você pensa nisso por dia? Por quanto tempo? Isso tem te impedido de fazer alguma coisa?
As respostas podem indicar tanto a presença quanto uma predisposição para a condição. Se identificou? Agende uma sessão experimental, eu posso te ajudar!